terça-feira, 22 de setembro de 2009

MÚSICA CUITECNOLÓGICA DE JORGE ANTUNES

É proibido proibir música cuitecnológica, uma instalação sonora de Jorge Antunes

Até o próximo dia 18 de outubro estará em exposição, na Galeria de Bolso da CAL, em Brasília,  uma instalação sonora do compositor e artista integral Jorge Antunes. Título do trabalho: É proibido proibir música cuitecnológica.

A CAL, Casa de Cultura da América Latina, fica no Setor Comercial Sul, quadra 4, edifício Anápolis. A visitação é aberta ao público de segunda a sexta, das 12h às 20h; e sábado e domingo, das 12h às 18h.

O trabalho de Antunes ocupa a Galeria de Bolso, logo na entrada do edifício Anápolis. O movimento de entrada do visitante é detectado por um sensor que aciona mecanismo eletrônico que difunde a música eletroacústica do maestro. No espaço o observador se deleita com uma disposição harmoniosa de cuités, altofalantes, objetos de acrílico e cilindros. Signos tradicionais da música, tais como a fermata e as colcheias, complementam a composição espacial, com suas materializações gigantes, construídas com cuités.

Qual a relação entre o cuité e a música eletroacústica? O cuité - explica o maestro - é também conhecido como cuitê, cuia, abóbora-menina e cabaça. Na cultura popular ele dá origem às caixas de ressonância do berimbau, às cuias para as beberagens e a outros utensílios utilitários e estéticos.

Nesta instalação o cuité representa a cultura popular de raiz do povo brasileiro. A música de raiz, no Brasil, é discriminada pelos meios de comunicação. Existe uma corrente da música brasileira que sofre a mesma discriminação: a música  erudita eletroacústica. Nas emissoras de rádio e televisão brasileiras não existem espaços para o maracatu, o coco, o reisado, assim como não existe espaço para a música eletroacústica.

Os dois extremos – saber popular de raiz e saber erudito da academia – estão ligados em suas radicalidades e em seus problemas de difusão. Os extremos se tocam.

Nesta instalação sonora de Jorge Antunes, cuités e altofalantes se mesclam e se ubicam no espaço, democrática, pacífica e solidariamente, numa composição sonoro-visual em que dialogam sons eletrônicos, círculos, esferas, sons cuitecnológicos, elipsóides e esferóides.

SERVIÇO:
É proibido proibir música cuitecnológica
instalação sonora de Jorge Antunes
terça a sexta, das 12h às 20h
sábado e domingo, das 12h às 18h
Galeria CAL
SCS, Quadra 4, Ed. Anápolis
tel: 3321-5811
Entrada franca
Classificação indicativa livre


Acesse o link abaixo para alterar o seu cadastro!
http://www.yawl.com.br/mlist/cadastrar.php?reles=(AdljfikfylbdahdgZilkqxyqlbyrttrmoysdis)

Um comentário:

Anônimo disse...

Grande Maestro!

Bic