quinta-feira, 12 de maio de 2011

BOB MARLEY TAMBÉM NÃO MORREU

Exposição nos EUA homenageia Bob Marley, morto há 30 anos

Família emprestou objetos pessoais do cantor aos curadores da mostra.
Guitarra Gibson, nunca antes exibida nos Estados Unidos, é o destaque.

Reuters

Bob Marley e sua célebre Gibson Les Paul (Foto: AP)Bob Marley e sua célebre Gibson Les Paul (Foto:
AP)

A luta de Bob Marley contra o câncer terminou há exatos 30 anos, num hospital de Miami, encerrando prematuramente a vida do mais importante músico da história do reggae.

Seu filho David "Ziggy" Marley, que tinha 12 anos na época e atualmente faz sucesso como músico de reggae, considera que a data, celebrada nesta quarta-feira (11), é motivo de celebração, e não de luto.

"Não é o mais feliz dos dias, mas aprendemos a conviver com ele", disse Ziggy à Reuters. "O verdadeiro dia é um dia de jornada, um dia de movimento. Aceitamos tal qual é. Não estamos aqui para chorar ou ficar tristes. Estamos aqui para celebrar e sermos felizes".

Ziggy Marley foi ao Museu do Grammy, onde uma exposição sobre o pai dele foi inaugurada na quarta e fica em cartaz até 2 de outubro. A família colaborou intensamente com os curadores do museu, emprestando objetos da sua coleção pessoal.

Talvez o item mais significativo na exposição seja a principal guitarra de Marley, uma Gibson Les Paul de mogno, modificada. Os curadores dizem que ela nunca foi exibida nos Estados Unidos. O instrumento é parte da coleção permanente do Museu Bob Marley em Kingston, na Jamaica.

"Era o bebê dele", disse Marley sobre a guitarra. "Era a arma dele. Era o que ele mantinha mais perto dele no palco e fora do palco. É feita de madeira, é natural. Parte do suor de Bob, alguma coisa, está nessa madeira, nessa guitarra".

Nenhum comentário: