segunda-feira, 30 de maio de 2011

HENRIQUE NETO LANÇA CD COM CLÁSSICO DO CHORINHO

 

Henrique Neto, é violonista e desde os treze anos se

dedica à pesquisa e estudo dos diversos gêneros que compõem a música brasileira.



Seu repertório incorpora sem preconceitos obras de grandes

compositores de diferentes gerações da música nacional e

internacional. Com interpretações pessoais e estilo próprio, toca do

choro ao clássico, sem nunca esquecer a raiz

brasileira que orienta e define seu trabalho.


O interesse pela música veio de dentro de casa, através seu pai, Reco do Bandolim, Presidente do Clube do Choro de Brasília e fundador da primeira escola de choro do país. Desde o início de sua carreira Henrique Neto vem atuando com regularidade na vida cultural da cidade. Além de fazer apresentações como solista em importantes casas de espetáculos da Capital da República, ele já dividiu o palco com músicos consagrados como o multi-instrumentista Hermeto Pascoal, o bandolinista Hamilton de Holanda, o clarinetista e saxofonista Paulo Moura, o acordeonista Sivuca, o bandolinista e guitarrista Armandinho Macedo, os violonistas Sebastião Tapajós, Manasses e Guinga, o acordeonista Dominguinhos e o clarinetista Paulo Sérgio Santos.


Henrique Neto recebe freqüentes convites para participar de eventos de música no Brasil e no exterior. Recentemente apresentou-se nas cidades paulistas de Ribeirão Preto, Campinas e São Paulo. No Rio de Janeiro, tocou no SESC Copacabana, no Teatro Rival, no lançamento do CD solo de Hamilton de Holanda, e no CCBB, com o grupo brasiliense Choro Livre. Esteve também em Curitiba, Salvador, Natal, João Pessoa, Goiânia e Corumbá. Excursionou por Emirados Árabes, Uruguai, Argentina e Peru.


Em 2007 apresentou-se como solista do "Festival de Música De Pulso e Pua", em La Coruña, na Espanha. No mesmo Festival atuou no grupo de base da cantora Sandra Duailibe, indicada para o Prêmio Grammy Latino de Música, na categoria revelação. A convite do clarinetista Ricardo Dourado, professor do Departamento de Música da Universidade de Brasília (UnB), participou em 2007 de eventos organizados pela Michigan State University (EUA).


No início de 2008 foi indicado pelo violonista Guinga para representar o Brasil no Festival Mundial de Jovens Virtuoses, realizado em Tunis, capital da Tunísia. Destacou-se tocando ao lado de músicos de dez países de três continentes, tendo sido convidado a apresentar-se no prestigiado Festival de Jazz da Tunísia, em outubro. Além disso, em 2008 apresentou-se em Viena, Lisboa, Praga e Zaragoza.

Henrique Neto é ainda integrante do grupo Choro Livre, tendo assim oportunidade de dividir o palco com os solistas convidados nas programações promovidas pelo Clube do Choro de Brasília.

Foi vencedor com o "TRIO CAI DENTRO" do disputado festival nacional de novos talentos "GERAÇÃO MUSICAL", sediado no Rio de janeiro e patrocinado por Furnas.

Em 2010 fez uma turnê para os EUA, onde se apresentou no Kennedy Center (Washington D.C) e no LOTUS festival (Indianapolis), e também para o Canadá, onde tocou em Quebec em apresentações realizadas na universidade LAVAL.

Desde 2006 leciona violão da Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello e é aluno regular do curso de Música da Universidade de Brasília.

Henrique Neto 
55 (61) 9557-8045 



Nenhum comentário: