quinta-feira, 26 de maio de 2011

E O POVO JÁ PERGUNTA COM MALDADE: ONDE ESTÁ A HONESTIDADE? ONDE ESTÁ A HONESTIDADE? (Noel Rosa)

Dilma diz que Palocci 'está dando todas as explicações'

Patrimônio do ministro teria aumentado 20 vezes entre 2006 e 2010.
Presidente disse lamentar politização das denúncias contra Palocci
.

Débora Santos Do G1, em Brasília

Dilma, Palocci (Foto: Dorivan Marinho/AE)Dilma aparece ao lado de Palocci em evento sobre
educação no Planalto (Foto: Dorivan Marinho/AE)

A presidente Dilma Rousseff disse nesta quinta-feira (26) após evento no Palácio do Planalto que o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, está dando as informações necessárias sobre a evolução patrimonial nos últimos quatro anos.

Segundo reportagem do jornal "Folha de S.Paulo", Palocci teve o patrimônio multiplicado por 20 entre 2006 e 2010, quando exerceu mandato de deputado federal. A assessoria dele atribuiu a evolução patrimonial às atividades de Palocci como consultor de empresas, encerradas em dezembro.

"Quero assegurar a vocês que o ministro Palocci está dando todas as explicações necessárias aos órgãos de controle. Inclusive para o Ministério Público, que serão dadas nos póximos dias", afirmou Dilma após cerimônia do lançamento do programa Caminho da Escola, no Palácio do Planalto.

Dilma também se manifestou a respeito de denúncia de deputados do PSDB, segundo a qual Palocci teria agido para favorecer a empresa WTorre, uma das clientes da consultoria do ministro.

Segundo os tucanos, a Receita acelerou a devolução à empresa de saldo negativo de imposto de renda de pessoa jurídica.

"A Fazenda demorou um tempo - cerca de dois anos - e a Justiça determinou o pagamento da restituição devida à empresa. Não se trata, de maneira nenhuma, de manipulação. Lamento que este caso esteja sendo politizado", declarou a presidente.

Os dados apresentados pelo PSDB indicam que a construtora recebeu da Receita em 6 de outubro de 2010 mais de R$ 9 milhões a título de devolução de saldo negativo de imposto de renda de pessoa jurídica. Na avaliação do deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP), isso justifica a abertura de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI) para investigar suposto tráfico de influência.

A Secretaria da Receita Federal informou que a restituição foi feita por determinação judicial e afirmou que não houve nenhum favorecimento à construtora. Segundo a Receita, no mesmo dia da restituição à WTorre, mais de 3,3 mil empresas também foram contempladas.

Nenhum comentário: