terça-feira, 24 de maio de 2011

MÚSICA DE RENATO RUSSO AGORA É FILME

24/05/2011 07h22 - Atualizado em 24/05/2011 12h37

'Faroeste caboclo' ganha personagens para 'esticar' trama

Rodado no DF desde abril, filme contextualiza saga de João de Santo Cristo.
Filho de Renato Russo, de 21 anos, acompanha a adaptação da música.

Jamila Tavares Do G1 DF

João de Santo Cristo, Jeremias e Maria Lúcia são personagens já conhecidos da música brasileira, imortalizados na canção "Faroeste caboclo", escrita por Renato Russo em 1979. Na versão cinematográfica da história, que está sendo filmada em Brasília desde 10 de abril, Cris, Beto e Telmo entram em cena para ajudar na contextualização do enredo de um dos maiores sucessos da Legião Urbana.
João de Santo Cristo, vivido pelo ator Fabrício Boliveira, ao desembarcar em Brasília (Foto: Divulgação)João de Santo Cristo, vivido pelo ator Fabrício Boliveira, ao desembarcar em Brasília (Foto: Divulgação)

No roteiro adaptado por Marcos Bernstein e Victor Atherino, eles ajudam na compreensão do desenrolar do triângulo amoroso e seu desfecho trágico. "A música não diz que ela [Maria Lúcia] tem amigos, mas também não diz que não tem", afirma o diretor do filme, René Sampaio.

Sampaio não dá detalhes sobre a versão cinematográfica de "Faroeste Caboclo". Ele se limita a dizer que as principais adaptações feitas na transposição da música para as telas foram no sentido de dar veracidade aos personagens. Brasiliense com casa também no Rio de Janeiro, ele se diz fã da Legião Urbana e que, desde a primeira vez que ouviu a canção, quis fazer um filme sobre a história de João de Santo Cristo, Jeremias e Maria Lúcia.

A atriz Ísis Valverde (direita), que interpreta Maria Lúcia e que ganhou um grupo de amigos na versão cinematográfica de 'Faroeste Caboclo' (Foto: Divulgação)Ísis Valverde (acima, à direita), que interpreta Maria
Lúcia e que ganhou um grupo de amigos na versão
cinematográfica de 'Faroeste Caboclo', e  o diretor
René Sampaio (abaixo, de preto), durante gravação
em Brasília; veja mais fotos (Fotos: Divulgação)

A trama se passa quase integralmente em Brasília, entre 1979 e 1981. Por conta do tombamento do Plano Piloto, a Esplanada dos Ministérios, a rodoviária e os prédios da Asa Sul, onde mora Maria Lúcia, receberam pequenas alterações para a gravação de cenas externas.

A Ceilândia dos anos 80 foi totalmente reconstruída no Jardim ABC, no Entorno do DF, porque a cidade hoje pouco lembra o cenário do fictício duelo final entre João de Santo Cristo e Jeremias.

Orçado em cerca de R$ 6 milhões, já inclusos os gastos com lançamento e divulgação, o filme traz Ísis Valverde como a intérprete de Maria Lúcia. O papel de João de Santo Cristo ficou com Fabrício Boliveira, e Felip Abib dá vida a Jeremias. Antonio Calloni interpreta o policial Marco Aurélio, com ação voltada especialmente para a apreensão de drogas nos sisudos anos 80. Marcos Paulo vive o senador Ney, pai de Maria Lúcia.

O filho de Renato Russo, Giuliano Manfredini, acompanha as filmagens. Cerca de 120 pessoas estão envolvidas no trabalho, dos quais 30 são atores. Para fazer a figuração das  festas de rock que permeiam a trama, 300 jovens de Brasília foram selecionados em universidades, bares e também pela internet. Só para a recriação da Rockonha, 150 figurantes foram deslocados para o local original da festa, uma chácara perto de Sobradinho, a 22 km do centro do Plano Piloto.

As filmagens em Brasília seguem até o próximo dia 25. Depois disso, uma equipe reduzida segue para a Bahia para filmar a partida de João de Santo Cristo de seu estado natal. Ainda não há previsão para o lançamento do filme, que só deve chegar às telas em 2012.

Arte Faroeste Caboclo (Foto: Editoria de Arte/G1)

Nenhum comentário: