sexta-feira, 6 de maio de 2011

OBAMA VERSUS OSAMA, UM EXCELENTE NEGÓCIO

BBC

06/05/2011 05h08 - Atualizado em 06/05/2011 07h51

Boom de souvenirs celebrando morte de Bin Laden é polêmica online

Chaveiros, canecas e camisetas com imagens ou dizeres 'bolados' por internautas fazem sucesso nos EUA.

Da BBC

Milhares de produtos celebrando a morte de Osama bin Laden, idealizados por internautas norte-americanos, estão sendo vendidos em diversos sites na web.

Exemplos destes itens são um chaveiro com o rosto estampado do líder da al-Qaeda, em meio à mira de uma arma, com as palavras Osama Bin Killed - um trocadilho com Osama (Has) Been Killed, ou 'Osama Foi Morto' em inglês.

Chaveiro celebra a morte de Bin Laden (Foto: Divulgação Zazzle)Chaveiro celebra a morte de
Bin Laden (Foto: Divulgação Zazzle)

Também há canecas com o rosto de Bin Laden e a palavra 'morto' sobreposta a ele, e até uma roupa de bebê com a frase: 'Eu Matei Obama'.

Americanos de todos os cantos estão produzindo imagens para serem estampadas em bonés, adesivos de carros e camisetas. Depois, eles fazem upload das figuras em lojas online, que imprimem os produtos e os vendem, com lucro revertido para o autor da imagem.

Os itens mais vendidos podem render milhares de dólares a seus autores.

Potencialmente lucrativo
A empresa Zazzle, sediada na Califórnia (EUA), afirma que já vendeu 'dezenas de milhares' destes produtos online desde domingo, com preços variando entre US$ 15 (R$ 24) e US$ 40 (R$ 64).

Modelo posa com camiseta com os dizeres 'Obama matou Osama' (Foto: Divulgação Zazzle)Modelo posa com camiseta com os dizeres
'Obama pegou Osama' (Foto: Divulgação Zazzle)

O diretor de marketing da Zazzle, Mike Karns, afirma que este tipo de item tem sido o mais vendido pela empresa nos últimos dois dias.

'Você agora tem plataformas para empreendedores fazerem produtos em resposta a isto e quase instantaneamente vendê-los não só nos Estados Unidos, mas em todo o mundo', diz Adam Hanft, executivo-chefe da empresa de marketing Hanft Projects, de Nova York.

Comemoração estranha
A venda desses produtos, no entanto, gerou críticas de que ela seria uma exploração comercial inapropriada de um assassinato.

Vários usuários do Serviço Mundial da BBC manifestaram sua oposição à inciativa em comentários publicados no Facebook.

Matthew Clanahan afirma que os produtos são 'de mau gosto, cafonas e nojentos', enquanto Gerard Ng diz: 'Alguns podem chamar isto de empreendedorismo, mas eu chamo de ganância'.

Karns reconhece que algumas pessoas podem se sentir desconfortáveis. 'Comemorar a morte de alguém é um coisa estranha. Isto deixa as pessoas desconfortáveis na maioria das vezes, mesmo se essa pessoa foi um dos piores caras do mundo.'

Joe Schmidt, chefe de mercados consumidores no site CafePress, descreve a morte de Bin Laden como um evento 'incomum e excepcional'.

Mas alguns dizem que comemorar o fim de um adversário por meio da cultura e da moda é uma tradição antiga, que só está sendo expressa de uma maneira moderna.

'É uma maneira de dançar sobre o túmulo do inimigo', afirma o antropólogo Grant McCracken. 'Para a maioria das pessoas, isto é uma maneira de participar de um ato nacional, apreciando o fato de que este homem que levou terror aos EUA não existe mais.'

Outros veem ironia no fato de que o negócio envolvendo 'Osama Está Morto' tenha dado tão certo.

'É irônico que exista um fim capitalista para o veneno anticapitalista de Osama', diz Adam Hanft.

Nenhum comentário: