segunda-feira, 16 de maio de 2011

OLHA O SAMBA DE BRASÍLIA AÍ, GENTE

Projeto Nosso som estreia nesta segunda com samba

Publicação: 16/05/2011 10:14 Atualização: 16/05/2011 10:19

As rodas de samba têm uma característica própria: não exigem microfones nem número fixo de músicos e todos dão opinião. É nesse espírito democrático que o cantor e compositor Marquinhos Benon idealizou o projeto Nosso som, que estreia nesta segunda-feira (16/5), às 19h, no bar Poizé (305 Norte).

Marquinhos, ao lado do também compositor Cacá Pereira, concretizou o plano de encontros semanais para divulgação de trabalhos autorais. "Mais do que lotar a casa, nós queremos uma interação e uma união dos músicos locais", comenta Marquinhos. Ele acalenta o desejo de construir uma base sólida de samba na cidade como ponte para intercâmbio em todo o Brasil. "Aprendi com o meu pai a ser um defensor da música", afirma.
Cacá Pereira, Pedro Vasconcellos, Marquinhos Benon e Rafael dos Anjos (Karina Santiago/Divulgação)
Cacá Pereira, Pedro Vasconcellos, Marquinhos Benon e Rafael dos Anjos

Quem frequenta as rodas sabe: as bandas são uma mistura de integrantes de vários projetos diferentes. Com o Nosso som não é diferente. Das duas bandas que conduzirão o ritmo das noites, todos os músicos desenvolvem e tocam em apresentações solo ou em outros grupos.

Toda segunda-feira, o projeto fica dividido em dois blocos: o primeiro, das 19h às 20h30, de música instrumental, sob direção de Pedro Vasconcellos (cavaquinista com dois CDs lançados recentemente: Primeiro, do grupo Aquário, e A comédia do coração, com o baixista Ebinho Cardoso). O segundo bloco, das 21h às 23h, tem samba legítimo com o intérprete Marquinhos Benon e direção musical de Rafael dos Anjos (violonista, professor e com dois CDs no currículo: Galinha caipira completa e Primeiro, da banda Aquário, na qual toca com Pedro e Eduardo Belo).

Os homenageados de cada noite apresentarão suas obras e poderão, com a ajuda da banda, executar trabalhos de outros artistas. "O show não precisa ficar preso só no autoral. Quem direciona o espetáculo é o próprio convidado", avisa Cacá Pereira.

Na estreia, o convidado da parte instrumental é Henrique Neto, violonista, professor e compositor que acaba de gravar o primeiro CD solo, Caminhos abertos, com lançamento marcado para 22, 23 e 24 de junho, no Clube do Choro. Já a participação especial no samba fica com Cacá Pereira, músico da cidade que lançou o álbum O mundo era o céu, com canções próprias. Ele também se apresenta no Clube do Choro em 18 de junho.


NOSSO SOM
Hoje, às 19h, no Poizé (305 Norte, Bl. E), lançamento do projeto de samba com compositores da cidade. Entrada: R$ 10 (homem) e R$ 5 (mulher). Informações: 3036-6863. Não recomendado para menores
de 18

Nenhum comentário: