sábado, 2 de janeiro de 2010

BEIJA-FLOR DE NILÓPOLIS ENCANTOU O REVÉILLON DE BRASÍLIA




 
SAMBA-ENREDO FOI CANTADO LOGO APÓS A QUEIMA-DE-FOGOS NA ESPLANADA DOS MINISTÉRIO
 
Por Luis Turiba

 

Podemos dizer que a Beija-Flor de Nilópolis foi a grande novidade do revéillon da Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Seu lindo samba enredo em homenagem aos 50 anos de Brasília; parte da sua bateria eletrizante; a apresentação sempre elegante e encantatória da porta-bandeira Selminha Sorriso e do mestre-sala voador Claudinho e, cá pra nós, um naipe de cabrochas de tirar o fôlego fizeram a diferença na passagem do ano.

Estávamos lá e curtimos muito, além de filmarmos todo o movimento para o documentário "Beija-Flor beija Brasília" que fazemos sobre o enredo que a escola de Nilópolis levará para o sambódromo em 2010.
 
ÊTA SAMBA BOM
 

"Sou candango, calango e Beija-Flor/ Fazendo o destino ainda criança/ A luz da alvorada anuncia/ Brasília capital da Esperança."

 
Esse samba de seis compositores bambas de Nilópolis, entre os quais encontra-se o brasiliense da ARUC Dílson Marimba, vai certamente sacudir a Marques de Sapucaí. Precisa somente ser mais trabalhado nas rádios e TVs de Brasília, mostrado mais à população candanga.
Tem imagens belíssimas que vão ficar na história da cidade e dos grandes desfiles de carnaval. Tanto o samba como o enredo que transcendem a qualquer governo, a qualquer propinoduto panetônico e ao próprio cinqüentenário da capital. Agora, em função dos pésssimos exemplos dados pelos governantes da cidade, a Beija-Flor vai se desdobrar para fazer realmente um carnaval que transcenda a tudo isso. E está preparada para isso.
 

O samba começa com uma frase quase operística: "Dádivas que o Criador concebeu/ Fez brotar num sonho divinal o mais precioso cristal."

Brasília tratada como um "precioso cristal" de um sonho divino que já ocupava o projeto civilizatório.

O samba tem tiradas magníficas tais como: "finca a bandeira nesse chão/ pra desabrochar a linda flor", onde cada ala tem uma coreografia pronta para fincar a bandeira da conquista do cerrado no ritmo da dança e do samba que se transforma em um funk.
 
Estivemos recentemente tanto no barracão como na quadra da Beija-Flor e sentimos in loco o entusiasmo da comunidade de Nilópolis com o enredo e o samba. Algo que contagiou uma delegação de artistas, jornalistas e sambista que foi lá no mês passado.
 

"Vem ver...a arte do mestre/ um traço um poema/ nossa capital ...vem ver" é outra parte muito forte do samba enredo. O convite remete a Lúcio Costa e Niemeyer e também dá a "deixa" para o refrão forte e do grito de "esperança" que está engasgado na garganta de todos os brasilienses depois dos últimos acontecimentos políticos, quando o próprio governador foi filmado recebendo maços de dinheiro de origem suspeita.

 

Conheça a letra do samba da Beija-Flor em homenagem à Brasília.

 

 

 

Autores: Picolé da Beija Flor, Serginho Sumaré,Samir Trindade,Serginho Aguiar, Dison Marimba e André do Cavaco
 
DÁDIVAS O CRIADOR CONCEDEU
FEZ BROTAR NUM SONHO DIVINAL O MAIS PRECIOSO CRISTAL
LÁGRIMAS, FASCINANTE FOI A IRA DE TUPÃ
DIZ A LENDA QUE O MITO GOYÁS NASCEU
O BRILHO EM JACI VEM DO OLHAR
PRA SEMPRE REFLETIDO EM SUAS ÁGUAS
A FORÇA QUE FLUIU DESSE AMOR É PARANOÁ... PARANOÁ
ÓH! DEUS SOL EM SUA DEVOÇÃO
ERGUEU-SE NO EGITO FONTE DE INSPIRAÇÃO
PÁSSARO SAGRADO VOA NO INFINITO AZUL
ABRE AS ASAS BORDANDO O CERRADO DE NORTE A SUL
 
AH! TERRA TÃO RICA É O SERTÃO
RASGA O CORAÇÃO DA MATA DESBRAVADOR!
FINCA A BANDEIRA NESSE CHÃO
PRA DESABROCHAR A LINDA FLOR
 
NO CORAÇÃO DO BRASIL, O AFÃ DE QUEM VIU UM NOVO AMANHÃ
REVOLTA, INSURREIÇÕES, COROAS E BRASÕES
BATISMO NUM CLAMOR DE LIBERDADE!
SEGUE A MISSÃO A CARAVANA EM JORNADA
ENFIM A NATUREZA EM SUA ESSÊNCIA REVELADA
FIRMANDO O DESEJO DE REALIZAR
A FLOR DESABROCHOU NAS MÃOS DE JK
A MISCIGENAÇÃO SE FEZ RAIZ
COM SANGUE E O SUOR DESTE PAÍS
VEM VER... A ARTE DO MESTRE NUM TRAÇO UM POEMA
NOSSA CAPITAL VEM VER ...
LEGIÃO DE ARTISTAS, CALDEIRÃO CULTURAL!
ORGULHO, PATRIMÔNIO MUNDIAL
 
SOU CANDANGO, CALANGO E BEIJA-FLOR!
TRAÇANDO O DESTINO AINDA CRIANÇA
A LUZ DA ALVORADA ANUNCIA!
BRASÍLIA CAPITAL DA ESPERANÇA

 

 

 

Um comentário:

Anônimo disse...

Turiba, sinto sua paixão por Brasília, chega a ser comovente, assim como este samba canta a sua História... Parabéns, e lindo samba! que fala tão bem da esplanada dos mistérios e da esperança que dela brota...
PARABÉNS PRA VOCÊS!!!
Sueli Coe.