quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

PELÔ NAGÔ, BATUCADA E AXÉS EM TODAS AS LADEIRAS

 
Luis Turista Negão,
 
Do Pelourinho - SEM NENHUMA PRESSA, MINHA RAINHA....
 
Terça-feira no Pelô é zueira em todas as ladeiras, pracinhas, pedaçoes e quebradas.
De cara, uma bateria mirím formada por alunoas da Escola de Sons Experimentais - onde Renato Matos está dando aulas de Ziriguidum do Além -, localizada bem ao lado (direito de quem sobe) da Casa Jorge Amado. O cortejo sonífero é acompanhado pela turistada gringa que sacode pernas cabeça, braços e bundas mecanicamente ao som daquele daticum repetitivo e sem ginga do quadrado samba-reguea bahiano. O que salve a zorra é um saxofonista arretado que quebra tudo e um cantor que leva o hino da luta contra o racismo da África do Sul.
Mas todo mundo se diverte e é isso que vale!
Um pouco mais acima, na ladeira do lado, as menindas de FILHAS DE DHÀ fazem o mesmo samba-reguea quadradão em homenagem a memória do maestrao Paulinho, inventor do ritmo no Olodum.
Na porta do Oludum - terça-feira é dia de show - uma fila que dá volta ao quarteirão. Turistas chegam a pagar 80 reais para entrar e se sacudir ao som de velho sucesso como Faraó - nada mais "dijaví" que Olodum antigo, mas o marca é forte e todos também dançam, cantam e se divertem. Faz parte.
 
O quente mesmo (e também histórico) acontece nas escadarias do Carmo - igreja que foi filmado "O Pagador de Promessas" -, onde Jerônimo faz seus show bahianocubalatinoamericano "Toda Menina é de Oxum" também há quase 10 anos, sempre com um suingue maravilhoso e um remelexo de não deixar ninguém quieto.
Pena que chegamos tarde e os ladrões de carteiras já estavam atuando no meio da multidão tentando arrancar o trocadinho que levamos pra cerveja e acarajé. Mas o perigoso era levar a máquina fotográfica. 
Quolé a sua, meu reeiii....vou sair fora!!!!! 

Nenhum comentário: