domingo, 3 de janeiro de 2010

CHICO BUARQUE, HISTÓRIAS DE SUAS CANÇÕES

O BLOG RECOMENDA O LIVRO DE WAGNER HOMEM SOBRE O AUTOR DE "A BANDA"

 

Luis Turiba

 

Há exatos 46 anos, quando compôs "Tem mais samba" para uma peça de teatro estudantil, Chico Buarque de Hollanda participa do cancioneiro popular brasileiro. É uma longa e belíssima história criativa e pessoal que se confunde e mistura à própria história política e cultural do Brasil ao longo desse período.

 

Contar com riquezas de detalhes essa trajetória, da qual a minha geração está intrinsecamente ligada, é o que se propõe Wagner Homem no livro "CHICO BUARQUE, HISTÓRIAS DE CANÇÕES" publicado pela LEYA, com 350 páginas e deliciosas histórias sobre quase 150 canções do compositor de "Ode aos Ratos".

 

O livro, por sinal, inaugura a coleção "HISTÓRIAS DE CANÇÕES", cujos futuros livros precisamos ficar atentos. Wagner Homem não é jornalista profissional, mas seu trabalho com Chico já é considerado "o mais importante mergulho na intimidade criativa de um dos mais amados artistas da nossa história". Também pudera, Wagner foi o criador do site artístico de Chico Buarque, o que de certa forma abriu caminhos para que ele pudesse compartilhar de tamanha intimidade. Diz a apresentação do livro:

"Tudo começou quando Wagner Homem decidiu colocar no papel as mais saborosas histórias que colecionou ao longo de uma amizade iniciada em 1989. Ele não tinha a pretensão de fazer um "songbook" ou uma biografia do multiartista Chico Buarque. Na medida em que registrava as histórias, Wagner sentia a necessidade de contextualizar cada uma delas, de mostrar em que momento da história do Brasil e da MPB Chico compôs "A Banda", "Pedro Pedreiro", "Roda-Viva, "Samba de Orly", "Apesar de você". O projeto que nasceu despretensioso, ganhou uma dimensão inimaginável."

 

O livro é fartamente documentado. Além de fotos do astro em ação nos palcos e nos gramados, há também documentos importantes. Exemplo: o fac-símile de um desaforado e ameaçador cartão postal russo enviado pelo Comando de Caça aos Comunistas – CCC –, onde Chico é chamado de "ativista da canalha comunista que enxovalha nosso país". No final, o recado: "um péssimo Natal e que se realize no ano de 1980 o nosso confronto final."

 

Enfim, histórias lindíssimas e emocionantes de Chico, suas canções e de toda uma geração que fez a MPB um instrumento de identidade nacional em todos os sentidos.

 

Devorei "CHICO BUARQUE, HISTÓRIAS DE CANÇÕES" em dois dias no feriado de Natal. Depois, fui reouvir suas canções com informações extras. Li o livro e dei de presente para amigos. Por isso, recomendo: é um livro essencial para quem trabalha com a cultura brasileira.

 

 

Um comentário:

Anônimo disse...

ESSE CANALHOCRATA DEGENERADO COMUNISTA MILIONÁRIO TEM APARTAMENTO EM PARIS, NÃO EM HAVANA!!! AINDA ESSE ANALFABETO CACHACEIRO E CONSIDERADO "INTELECTUAL"(DE MERDA!!!)